É a especialidade que trata das doenças que acometem os tecidos conjuntivos, que incluem articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos. O reumatologista indica tratamentos para cura das inflamações nas articulações e tecidos que as cercam.
Reumatismo é um termo genérico usado para designar este grupo de doenças reumáticas. Subdividem-se em doenças reumáticas crônicas imunomediadas e doenças não imunomediadas, como por exemplo, fibromialgia, gota, tendinites, osteoporose e osteoartrose.
As principais doenças reumatológicas são a artrose (desgaste da cartilagem), a fibromialgia (dores pelo corpo), a osteoporose (enfraquecimento dos ossos), a artrite reumatoide (juntas inflamadas, deformações e dificuldade de movimentos) e as tendinites (inflamação dos tendões), entre outras.
O ortopedista atua de forma muito próxima do reumatologista, muitas vezes até em conjunto, de maneira complementar, mas as duas especialidades têm características próprias. Pode ser difícil distinguir quando uma dor está relacionada à ortopedia ou à reumatologia, as seguintes dicas podem ajudar:
– Se a dor ou o inchaço aparecer depois de um trauma, como uma torção ocasionada pela prática de esporte, o ideal é procurar um ortopedista;
– Se os sintomas forem crônicos e acompanhados de sinais inflamatórios como dor, calor, vermelhidão e dificuldade de movimento, o reumatologista é o especialista mais indicado.